Esclerose Múltipla

Brasil


A esclerose múltipla é uma doença crônica, progressiva e autoimune, onde o sistema imunológico do paciente ataca as próprias células nervosas, os chamados neurônios, que estão localizados no cérebro e na coluna espinhal. Os sintomas podem incluir dormência nos membros, esquecimento, paralisia ou perda de visão.

Sobre Esclerose Múltipla

A EM – abreviatura do termo esclerose múltipla - ataca e destrói a mielina, uma camada externa que envolve os neurônios, fazendo com que os estímulos nervosos não sejam transmitidos de forma eficaz e rápida de um neurônio para o outro. Assim, causa um retardo na transmissão destes estímulos nervosos, levando a diversos sintomas que podem variar de tipo, intensidade e tempo de manifestação nos pacientes.

Essa doença atinge tanto homens quanto mulheres, porém, as mulheres possuem duas vezes mais chances de terem a doença. A EM pode acometer desde crianças até pessoas mais idosas, porém, a grande parte dos pacientes está na faixa dos 20 aos 40 anos, ou seja, na fase mais produtiva da vida.

A causa de EM é desconhecida, mas os cientistas acreditam que resulta de uma combinação de fatores imunológicos, ambientais, infecciosos e genéticos. Embora se desenvolva e se manifeste de forma diferente em cada indivíduo, há quatro tipos gerais da doença:

  • EM Recidivante-Remissiva – É o tipo mais comum da doença. As pessoas com esse tipo de EM experimentam ataques claramente definidos de piora na função neurológica. Esses ataques, que são chamados de recidivas ou fulgores, são seguidos por períodos parciais ou completos (remissões).
  • EM Progressiva-Secundária – Após um período inicial de EM recidivante-remissiva, muitas pessoas desenvolvem EM progressiva-secundária, em que a doença piora de forma mais estável, com ou sem fulgores ocasionais, pequenas recuperações (remissões) ou planos.
  • EM Progressiva-Primária – Com esse tipo de EM, a função neurológica piora lentamente. Não há recidivas ou remissões distintas.
EM Progressiva-Recidivante – Nessa manifestação relativamente rara, as pessoas experimentam uma doença em evolução estável desde o início, mas com ataques claros aumentam na função neurológica. As pessoas podem ou não experimentar alguma recuperação após as recidivas, mas a doença continua a progredir sem remissões.
Janaan, Esclerose Múltipla

Sinais e Sintomas

A Esclerose Múltipla é, às vezes, chamada de “doença de floco de neve”, porque nenhuma pessoa a experimenta exatamente como outra pessoa. Para a maioria, os sintomas desaparecem e retornam conforme elas passam por recidivas e períodos de recuperação parcial ou completa.

Alguns dos sintomas mais comuns no estágio inicial incluem:

  • Fadiga
  • Alterações visuais
  • Formigamento ou dormência nos braços ou pernas
  • Perda da coordenação ou equilíbrio
  • Fraqueza muscular
  • Disfunção cognitiva com memória, foco e capacidade de solução de problemas

Diagnóstico

A EM é uma doença imprevisível. Não há nenhum sintoma ou teste único que possa diagnosticá-la adequadamente. Tipicamente, o paciente e o médico responsável pelo tratamento devem discutir o histórico clínico e os sintomas do paciente, e o médico conduzirá uma ressonância magnética para procurar lesões ou placas no sistema nervoso central. No entanto, testes adicionais são comumente exigidos para confirmação do diagnóstico.

Apoio ao Paciente

No site Em Sintonia (www.emsintoniagenzyme.com.br) a Genzyme oferece informações adicionais sobre a Esclerose Múltipla, incluindo uma relação de associações de pacientes em todo o Brasil.

Convém notar que as opiniões expressas pelas organizações mencionadas no site Em Sintonia não necessariamente refletem os pontos de vista da Genzyme.

A Genzyme não mantém nem é responsável pelo conteúdo das comunicações para as organizações que constam dessa relação e nem pelos respectivos sites na internet.

Última Atualização 17/08/2016
Contato

Sanofi Genzyme Brazil
Av. Major Sylvio de Magalhães Padilha, 5.200
2º andar - Edifício Philadelphia
Condomínio América Business Park
Jardim Morumbi
05693-000- São Paulo – SP
T : +55 11 3874 9950
F : +55 11 3874 9952
Toll free : +55 0800 77 123 73

Sanofi Genzyme Brazil
Rua Padre Chico, 224
Vila Pompeía
05008-010 São Paulo - SP
T : +55 11 3677 2510
F : +55 11 3868 9952
Toll free : +55 0800 77 123 73

Sanofi Genzyme Brazil
Praça Floriano, 19 - 26° Andar - Centro
20031-050 Rio de Janeiro - RJ
T : +55 21 2156 9950
F : +55 21 2156 9952
Toll free : +55 0800 77 123 73

 

infoBox